Hoje em Goa Velha: «Santanchem Pursanv»

Hoje em Goa Velha – A procissão dos santos
A procissão tradicional dos Santos Franciscanos em Goa Velha, ou Gopaka Pattan, a capital pré-portuguesa dos Kadambas de Goa, nos séculos XII-XIV.
Em tempos mais recentes já se juntaram à procissão outros santos não-franciscanos, embora o número dos santos baixou para quase metade, ou seja, de 65 para 30! Muitas dessas imagens foram transferidas do convento vizinho de Pilar após a extinção das ordens religiosas em 1834.
Ver em YouTube as procissões dos anos passados:
e ainda outra
Para aumentar o tamanho clique nas imagens
S.Francis de Chagas 

Ecce Homo

Fonte: JoeGoaUk <joegoauk@yahoo.co.uk> em Goa Research Net
O destino que aguarda estes santos a partir de amanhã e até se darem nas vistas outra vez no próximo 10 de Março:
Foto na colecção do autor – Teotónio R. de Souza (1992)- São os mesmos santos desmantelados e armazenados na sacristia da igreja de S. André, Goa Velha.
  santos_goa_velha.gif

7 pensamentos sobre “Hoje em Goa Velha: «Santanchem Pursanv»

  1. Qual o motivo para que estes santos apenas tenham direito a sair uma vez por ano á rua?

    Será que não há espaço em nenhuma das Igrejas que os possa manter expostos ao público?

    Que pensam os católicos de Goa?

  2. Não sei quem lhes deu o direito de sair à rua mesmo uma vez por ano! Espaço nas igrejas há muito, mas não precisavam de tantos santos que de cá levaram! Faria bem a Portugal se alguns deles ficassem por cá. É o que alguns católicos de Goa pensam. Mdbm (Maria de Deus Beites Manso) pode iniciar um projecto para saber o que “todos” os católicos de Goa pensam.

  3. Sem dúvida, um bom projecto.

    Como católica não praticante…mas gosto de ver os santos na rua! Assim, “arrumados” não dignificam ninguém….O património não tem nacionalidade, é de todos. Não se pode julgar a Históira, apenas estudá-la.

  4. Existe uma distinção entre julgar e advogar. Tanto o juiz, como o advogado, estudam! A história deve ser “estudada” como o faz um juiz, e não como o faz um advogado! Não reconheço outra maneira de estudar a História, que continuará a ser sempre “parcialmente” imparcial! A capacidade crítica do historiador em reduzir a parcialidade transparece nas fontes que “escolhe” (e outras que ignora ou é incapaz de utilizar) e a utilização que sabe fazer delas. Uma grande parte dos historiadores portugueses não tem competências para utilizar outras fontes que não sejam portuguesas e em português! É possível fazer uma história credível dos espaços lusófonos assim? Não conheço qualquer historiador honesto que possa arvorar-se em “absolutamente” imparcial!

  5. Olá,
    Tudo certinho? Que tudo esteja 100% com você!
    Estou escrevendo um conto, e nele há informações sobre a Goa Velha. Por isso achei o seu blog e vim fazer uma visitinha!

    Interessantíssimo o seu post! Parabéns!

    [Sou expatriada] Sai do Brasil em 2000 e fui para os USA estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda – sou casada com um holandês.
    [O choque cultural existe e acaba sendo benéfico – de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!]

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane.
    O prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não – por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha uma ótima Páscoa!
    Grande abraço, daqui da Holanda.
    Josane Mary

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s