Diversidades culturais e descolonizações inacabadas

A contribuição da Patrísia sobre Africanidade e diversidade dá para pensar! Parece que  Patrísia não gostou um comentário que tratou o assunto como fait divers! ou como uma banalidade, como óbvio! Generalizações é o que vemos todos os dias e é uma faceta perturbadora para quem quer marcar a sua identidade. Curiosamente, a identidade precisa de diversidades para se identificar.

Pensando sobre o assunto, surgem novas dúvidas. Deixando de lado as africanidades, deve haver brasileiridades? E na América Latina em geral, desde as descolonizações do século XIX,  foram os colonos mestiços que decidiram ser representates dos diversos povos da América Latina.  Vemos nos fenémonos políticos recentes na Venezuela, e mais ainda no caso de Morales, que  descolonização da América Latina é um processo inacabado.  Fica ainda por ser respeitada a diversidade cultural da América Latina.

2 pensamentos sobre “Diversidades culturais e descolonizações inacabadas

  1. Sobre africanidades e brasilidades, uma boa dica é assistir ao documentário “Pierre Verger: mensageiro entre dois mundos”. Não sei como é o título em português europeu, mas “em brasileiro” (como dizem por cá) é este nome. Quanto à correlação com uma descolonização inacabada, acho muito interessante a observação. No entanto, seria um olhar mais amplo e de cunho essesncialmente histórico. Pois em termos de opinião pública, no Brasil, a imprensa tem um interpretação muito mais mercosulista sobre os fatos. Não sei se mais fragmentada ou mais geopolítica. O fato é que no Brasil, apesar dos reflexos e dos legados da colonização, parece que esta é mesmo uma fase superada. Pode-se dizer isso até mesmo do ponto de vista do idioma, que segue uma variante bem mais autônoma. Obrigada e um grande abraço.

  2. Pingback: Folhas de História ~

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s