O cérebro decide 10 segundos antes de o sabermos!

Investigadores envolvidos em estudo da actividade cerebral na tomada de decisões entre opções chegam à conclusão que elas são tomadas antes da consciência do mesmo. 

O investigador principal John-Dylan Haynes, neurocientista do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas Humanas e Ciências do Cérebro em Leipzig, afirma que as novas descobertas poem em questão a “consciência” das decisões que uma pessoa faz. Isto pode desafiar as ideias acerca da “liberdade” das pessoas na tomada de decisões. 

“Nós pensamos que as nossas decisões são conscientes , todavia os novos dados são somente a ponta de icebergue” como citado na revista Nature magazine.

Desginando os resultandos como “bastante dramáticos” Frank Tong da Universidade Vanderbilt  de Nashville, Tennessee, que 10 segundos são uma “vida” em termos da actividade cerebral. 

O projecto estudou cérebros de 14 voluntários em momentos de actividade decisória.

Os sujeitos estudados tinham dois botões diante de si, e cada botão tinha que ser manipulado por mão diferente. Podiam carregar no botão quando sentissem vontade de o fazer. Era-lhes mostrada uma série de letras num ecrã com intervalo de meio-segundo. Os voluntários tinham que lembrar a letra no ecrã quando decidiam premer um botão. 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s