Achegas para um Vocabulário Comum

Pedro Araújo *

———————

PERNAMBUCÃO

  

Alemão deverá vir de Alamano, um dos povos germanos que apareceu na Europa durante e depois da queda do Império Romano. Não preciso de dizer em que século foi isto, pois não? É que eu já sou tão básico e óbvio nos meus textos, que convém fingir ser subtil, de quando em vez.

Então, os alemães, antigos alamanos, falam alemão, não é?

Se houvesse uma língua pernambucana, ela poderia designar-se pernambucão.

-Então, quantas línguas falas?-perguntaria um carioca com dengue (o dicionário do Windows não reconhece esta palavra, Sr. Microsoft!)  a um pernambucano.

-Só huã, o pernambucão

-Tu nem fala inglês, português, nada, broda?

-Oooochhh, cabra, falo nada!

…(pausa)…

-Ó pernambucano, conta aí até até dez na tua língua-desafia o carioca com dengue, piscando o olho pró amigo do lado.

-Oooochhh, tá tirando onda?…(pausa)…Um, num é? Doi, trei, quato, cinco, sei, seti, oitcho, novi, dei, onzi, dozi, trezi, catorzi, quinzi, diziçei, dizisete, dezotcho…

(e a tormenta continua por aí fora…só dizem bem o um e o cinco…o resto é o que se vê)

-Tá jóia, mano-diz o carioca com dengue, a rir às gargalhadas…

 

O pernambucano de baixa condição não fala bem português, fala pernambucão.

Além disso entendem mal o português de Portugal. Quantas e quantas vezes preciso de tradutor para transmitir uma mensagem oral a um pernambucano de baixa condição.

Não há condição!

  

Mas isto não é só coisa ruim. Isto tem coisas maravilhosas…algumas praias, muita gaja como o helicóptero (gira e boa, não é?), e muitas outras coisas…sei lá, não estou assim de repente a visualizar…há, sim, tem muitas igrejas de muitas confissões diferentes, como por exemplo:

(fooogo!… não encontro as folhas das páginas amarelas pernambucanas que guardava há dias no bolso, que tinha umas boas dezenas de igrejas…)

 

STAN É BOIOLA

 

Espera, isto não interessa. Estou a ouvir “Camouflage”, do Stan Ridgeway, dos anos 80…”oooohhhh, ooooohhhhh, oooooohhhhhh, ooooohhhhhh Camouflage! Things are never quite the way they seem”.

Eu acho que o gajo é rabicho, o Stan (que me perdoe, pela rudeza do termo, a comunidade gay para a qual envio estes textos, cerca de 90% dos meus “leitores”…ihihihihih). Então não é que o gajo, o Stan, está, todo contente, a falar dum marine alto e forte, que lhe salvou a vida, na guerra do Vietnã? Isso não existe, Stan. Um homem que anda no Vietnã, Irã ou Afeganistã (coisa ridícula) tem que saber lidar com as situações: não é encravares a arma, perderes-te no mato e aparecer um marine com mãos grandes a salvar-te, Stan. Vê o Rambo I, o II, o III, o IV ou o V, Stan. Tu envergonhas, com essas mariquices, o espírito do 4 de Julho (aniversário do meu Grande Guilherme).

 

 

ANDAM A DIZER…

 

…que “quando leio os teus textos parece que estás com uma grande ganza” (o Fernando Pessoa dava no ópio e no tinto -segundo as últimas investigações era Sovigal de pacote, o que o Nando bebia, daí terem encontrado, na autópsia, as vísceras maltratadas, além de vestígios de tetra pak).

Pois eu explico, esse aparente estado aluado: é que eu durmo pouco há muito tempo, além de já ter sofrido umas quantas anestesias gerais. Creio que são as duas razões que justificam tanta aparente…sei lá…insanidade? O que lhe queiram chamar.

De qualquer modo, e isto é muito sério, um homem da ciência disse-me há bem pouco tempo uma coisa da qual eu suspeitava: a anestesia geral afecta parte(s) do cérebro. Pois eu fiz uma com 14 anos. Umas 3 ou 4 com 27.

Somem-lhe o azar na vida, a falta de oportunidades, o azeite Galo que acabou e vejam se não se justifica a aparente moca. Antes isso que Sovigal de pacote.

 

 “QUERO A CAMISOLA DO ROBINHO, PAI”

 

Telefonei ao meu Afonso….Curioso. Da terra do Lula liguei para a do Franco. Curioso só pra quem não tem em que pensar…

Bem, seja como for, liguei pró Afonso e perguntei-lhe que camisola da selecção brasileira queria, se a do Kaká, do Alexandre Pato, a que ele quisesse. Até compreenderia se quisesse a do Ronaldinho, porque o gajo faz umas coisas com a bola, tem dentes pra fora, é um atracção, uma estrela, mas ele disse que queria a do Robinho…

-Tens a certeza, pá? A do Robinho? Mas tu não és preto…

-Ahahahaha! Pois não pai-respondeu o meu Afonso.

Que haveria o puto de responder ao pai parvo?

Se encontrar uma do Cristiano Ronaldo levo-lha, em vez da do Robinho…

Era giro também levar-lhe uma camisola oficial da selecção brasileira com os nomes do Deco ou do Pepe escritos. Era diferente…

Afonso, meu amor, espero que daqui a uns tempos não me venhas com frases tipo “I have a dream”. Eu levo a do Robinho, mas prometes que não vens com essas coisas, daqui a uns anos? Hummm?

 

——————-

* Pedro Araújo é  licenciado em História na Universidade Lusófona (ULHT, Lisboa, 1999-2003), e fez história como o primeiro candidato inscrito no então recém-criado Curso de História.  Colaborou na ULP, e tem um Mestrado de longa duração em curso!  É o Pero Vaz, co-fundador do blogue  APostar na Históriamas apostou neste momento em compreender o achamento do Brasil, e com  uma metodologia inovadora (uma versão actualizada da dos primeiros Descobridores) que nos irá explicando nos próximos tempos.

Deixe uma Resposta

