BATALHAS E COMBATES da Marinha Portuguesa

Recomenda-se a consulta: http://www.ancruzeiros.pt/anchistoria-comb.html

A História de Portugal foi sempre profundamente influenciada pelo Mar: frotas de cruzados que ajudam a acelerar a conquista do território nacional; o comércio marítimo com a Flandres, com a Inglaterra e com o Mediterrâneo; a descoberta das ilhas atlânticas, da costa ocidental de Africa, do caminho marítimo para a Índia e do Brasil que dão aos Portugueses um lugar impar na História Universal; o ouro da Mina; as especiarias do Oriente; o açúcar, os diamantes e o ouro do Brasil. Sempre o Mar como trave mestra da vida nacional.
Existe no entanto outro aspecto da História de Portugal, relacionado com o mar. O facto de termos sido os percursores do uso do Poder Naval à escala planetária. Foi sobretudo graças ao Poder Naval que a Europa se tornou senhora do resto do Mundo dos século XVI ao século XIX. E foram os Portugueses quem ensinou as outras Nações a utilizar esse poder muito mais eficaz e subtil do que a força bruta dos impérios antigos.

Falta-nos retomar esses feitos! A UE já publicou um livro para a formação dos jovens universitários sobre o Mar na História da Europa em que não se fala de nada do que fomos e fizemos!

Teotonio R. de Souza

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s