História, memória e funcionalidades

 

Na ressaca do discurso do Presidente da República nas comemorações do 25 de Abril, alguns vultos da cultura nacional comentaram o famoso inquérito feito aos jovens pela Universidade Católica. Hoje, no Público, foi a vez de Rui Tavares, historiador.

Na sua sempre polémica abordagem, na sua quase sempre acertiva análise, Rui Tavares pega na questão de uma forma totalmente inesperada – não, não irei fazer um resumo do texto, para isso peço ao internauta para o ler. Que podemos inferir da falta de cultura histórica dos jovens, nomeadamente no que respeita ao mundo da política?

O historiador enceta uma reflexão que vai no sentido de se perceber porque se sabe de alguma coisa. De facto, mais importante que saber o que se sabe, é tentar ir um pouco mais longe e, já agora, para que interessa saber sobre certro assunto, o que se ganha com isso, o que tal conhecimento, ou a falta dele, significa.

Seguindo Rui Tavares, também eu não sei os nomes de inúmeros presidentes ou primeiro-ministros de paises da UE. E então? Em que é que isso me diminui? Donde, em que nos diminui (a eles, aos jovens, é claro), o facto de não se saber quem foi o primeiro Presidente da República eleito após o 25 de Abril?

O que interessa, de facto, não é a memória como galhardete de conversa entre amigos, de erudição que faz embasbacar o outro. A memória deve ter uma utilidade, uma função.

Normalmente, é no campo da identidade e da cidadania que tudo se coloca. Não está errada esta postura, mas deve ser pensada mais profundamente.

Aqui, neste tópico, está uma importante questão que deverá merecer reflexão pelo grupo dos historiadores. Para que serve a memória…

Paulo Mendes Pinto

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s