As forças armadas da Índia

  As Forças Armadas da Índia:
  Transformação e Emergência*

  Dr. Constanino Xavier

Entre Janeiro de 2004 e Janeiro deste ano, num curto espaço de 25 meses, mais de 30 chefes de Estado e líderes de executivos prestaram uma visita oficial a Nova Deli. Diversos estudos sobre os chamados “gigantes asiáticos” China e Índia estimam que, daqui a menos de três décadas, a Índia será uma das três maiores, mais atractivas e mais competitivas economias mundiais1. Dos 74 postos diplomáticos norte‑americanos a criar em 2006, 12 serão localizados na Índia. Desde 1997 que a Índia é o maior importador mundial de armas convencionais entre os países em desenvolvimento.
 
Estes factos conduzem‑nos à suposição de que a Índia vive um período de profunda transformação, divorciando‑se da sua antiga imagem de colosso demográfico com insuficiências crónicas e aproximando‑se de uma nova imagem, pautada por um novo posicionamento global no domínio diplomático, económico e militar. Este artigo aborda esta suposição, debruçando‑se especificamente sobre o domínio militar e analisando em que medida as Forças Armadas da Índia (FAI) se enquadram e contribuem para este novo enquadramento. Serão analisadas diversas áreas militares e estratégicas, e identificadas linhas de transformação e afirmação, bem como as tendências de tensão e oposição que as atravessam. O objectivo final deste artigo será, portanto, determinar em que medida a transformação e a emergência de uma “nova Índia” se tem reflectido nas FAI, e de que modo estas contribuem para a afirmação do país no contexto regional e global.
 
Na primeira parte, o artigo percorre o passado e o presente das FAI, oferecendo quatro perspectivas: uma primeira, histórica, quanto à sua longa tradição e identidade; uma segunda sobre os conflitos militares desde 1947; uma terceira quanto à sua estrutura, equipamento e enquadramento institucional; e uma quarta sobre as tensões que atravessam a sua transformação estrutural e o seu novo relacionamento com os poderes civis. Na segunda parte deste artigo, irei abordar quatro áreas em que a transformação das FAI se reflecte especificamente: a capacidade nuclear; a indústria de Defesa; as importações de Defesa; e a crescente especialização e cooperação internacional. Tal permitir‑me‑á analisar de forma mais detalhada as linhas de transformação, tensão e afirmação que atravessam cada uma destas áreas.

Ver mais em:   http://tinyurl.com/629wvw

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s