EUA – os principais responsáveis pela crise alimentar no mundo – diz FAO

O presidente americano George W Bush e a sua secretária de estado Condoleezza Rice poderão ter trocado os dados quando apontaram a  China e a India como principais responsáveis pela crise gobal de alimentos resultante da sua crescente prosperidade e consumo.

Os dados em posse da FAO – A  organização de alimento e de agricultura de Nações Unidas indicam que os EUA consomem mais cereais do que a China e a India juntas. 

  • Atenção indianos! Não comam muito! Deixem os Americanos comer primeiro e poupar em petróleo!

Segundo um relatório global sobre alimentos emitido pela FAO, o consumo de cereais na Índia cresceu por  2.17 po cento, de 193.1 milhões de toneladas em 2006-07 para 197.3 milhões de toneladas em 2007-08, enquanto na China a subida foi de 1.8 por cento, ou seja, de 382.2 milhões de toneladas para 389.1 milhões de toneladas. 

Durante o mesmo período o consumo de cereais nos EUA, a maior economia do mundo, o consumo cresceu por 11.81 por cento, isto é, de 277.6 milhões de toneladas para 310.4 milhões de toneladas. A grande parte deste consumo não passou pela comida, mas para transformação em bio-energia mais económica. 

Com o preço de petróleo (crude) em $115 por barril, os EUA utilizaram 30 milhões de toneladas de milho para transformá-lo em bio-energia. Desta forma este tipo de utilização aumentou duas vezes e meio entre  2000 e 2006.

  • Comam menos para alimentar o mundo – Aconselha Rice a India e a China

“Quase 30 milhões de toneladas de milho foram utilizadas nos EUA no ano passado para produção de bio-fuel,” segundo Ashok Gulati, o director da International Food Policy Research Institute para a Ásia.

Há mais dados para provar que a responsabilidade pela crise global de alimentos não pode ser atribuída à India. Embora a Índia é habitada por um sexto da população global, só consumiu 9.37 % dos cereais em 2007-08, e 9.36 % no ano anterior. 

O consumo dos EUA, segundo o relatório da FAO subiu de 13.46 % em 2006-07 para 14.74 %. No caso da China, é de notar que o seu consumo baixou de 18.53 % para 18.48 %.

“Outros factores, tais como a seca em Australia, o desvio de milho para produção de bio-fuel nos EUA e a especulação nos mercados, são os maiores responsáveis da crise,” disse Gulati.

Fonte: http://tinyurl.com/4hyvgb

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s