AGNI-III: A Índia pode já atingir alvos muito dentro da China

A Índia testou com sucesso pela segunda vez na última quarta-feira o seu míssil Agni-III com capacidade de atingir alvos até 3,000 qms de terra a terra e com carga nuclear. Isto vai-lhe permitir atingir alvos muito no interior da China, incluindo Beijing e Shanghai.

Alimentado com fuel sólido, o míssil foi lançado da ilha Wheelers na costa de Orissa na Índia oriental às 09:56 hrs e atingiu a sua velocidade máxima e o alvo pré-determinado com precisão dentro de  800 segundos.  Atingiu uma altitude de 350 qms e uma velocidade de 4000 mt por segundo, disse Avinash Chander, o director do projecto Agni, em Balasore. O míssil foi declarado tecnicamente pronto pela DRDO, a instituição responsável pelos projectos de investigação e inovação na área de defesa nacional, para ser disponibilizado às forças armadas do país. Mas DRDO poderá ainda optar por mais um teste antes de permitir a produção industrial do novo míssil.

Era quase uma prenda de bodas de ouro que DRDO oferecia à nação para comemorar os seus 50 anos de existência. Está assim aberto o caminho para a nova fase de Agni-IV que será uma versão intercontinental com um alcance de  5000 qms. Está em desenvolvimento uma míni-versão submarina de Agni-III que poderá ser testada muito em breve. Agni-III tem capacidade de lançar projécteis termo-nucleares ligeiros de 200 KT.

Pela primeira vez os instrumentos de navegação electrónica do míssil eram todos de fabrico indiano.  O projecto conjunto indo-russo GLONASS que estará na órbita em 2010 permitirá aos mísseis indianos adquirir uma maior precisão.

Dois barcos de guerra indianos estavam posicionados junto ao alvo pré-determinado ao sul do Equador e confirmaram o impacto do míssil.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s