Descobertos *portugueses* num tesouro subáquatico

Segundo as poucas notí­cias disponí­veis, entre as quais uma fotografia de algumas moedas que fazem parte do espólio descoberto na passada semana ao largo da Namí­bia, está a prova da nacionalidade dos proprietários do navio.

A moeda que mostram, embora seja o reverso, foi identificada e é indiscutivelmente uma moeda de Dom João III, cunhada a partir de Outubro de 1525.

Essa moeda de ouro chamava-se ‘português’ e era uma das mais prestigiantes moedas da época. A moeda mostrada são os 10 cruzados de ouro.

A descoberta foi divulgada em comunicado de imprensa na passada quarta-feira, mas ocorreu no passado dia 01 de Abril, no decorrer de uma expedição de geólogos, envolvidos na prospecção de diamantes, e que pertencem à empresa sul-africana De Beers.

Lynette Gould, do gabinete de imprensa da De Beers em Londres, disse à Agência Lusa que a empresa e o governo namibiano realizarão na próxima semana uma conferência de imprensa para fornecer mais pormenores sobre a descoberta.

Arqueólogos, em conjunto com o Conselho da Herança Nacional [da Namí­bia], estão a efectuar um inventário do achado, e irão posteriormente contactar os governos de Portugal e Espanha”, acrescentou.

A Lusa contactou o Ministério da Cultura, tendo o porta-voz do gabinete do ministro José António Pinto Ribeiro, garantido que não foram ainda feitos nenhuns contactos.

Ainda não fomos contactados oficialmente, nem através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). O que vamos fazer, em articulação com o MNE, mas tomando nós a iniciativa, e fazer todas as diligências junto da De Beers e do Governo namibiano para saber o que se passa e o que está em causa”, disse à Lusa.

Os achados subaquáticos estão protegidos pela Convenção da UNESCO sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático, de 02 de Novembro de 2001, que Portugal, ao contrário da Namí­bia, ratificou.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s