Bob Geldof representa a quem?

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1328030&idCanal=11

Durante uma conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada ontem pelo Banco Espírito Santo e jornal “Expresso”, Bob Geldof dedicou a sua intervenção de cerca de vinte minutos ao tema “Fazer a diferença”. O organizador dos festivais Live Aid e Live 8 começou por se referir às relações históricas e culturais de Portugal com o continente africano.”Vocês serão uma voz importante no século XXI”, disse. Depois, fez uma pausa e virou o discurso para Angola. “Angola é gerida por criminosos”, acusou.

Para o ministro Aguinaldo Jaime, que falava à emissora privada Luanda Antena Comercial, tratou-se de “um exercício puramente gratuito, que não tem em conta a realidade, não tem em conta os positivos avanços que se têm verificado” em Angola, considerando a o comentário de Geldof “injusto” e “de se repudiar”.

O membro do Governo de Luanda admitiu que não se pode afirmar que em Angola está tudo perfeito. “Nem estamos a dizer que não há desafios ainda pela frente que temos que vencer”, reconheceu.

Comenta Faranaz Keshavjee no PUBLICO de hoje p. 80: “Custa perceber como é que pode Bob Geldof acusar os angolanos de serem criminosos e ser aplaudido por um conjunto de importantes personalidades da realidade política e mediática portuguesa quando, na realidade, o que se vive hoje em Angola, e noutros países africanos, é fruto de uma presença longa, opressiva e destrutiva de poderes e regimes coloniais europeus e, aqui em concreto, português….. Teremos o direito de criticar um povo que lutou contra regimes impostos, ditatoriais e opressivos, com as armas que o próprio Ocidente lhes forneceu e mutilou gerações de crianças e jovens, perdendo o tempo de escola e toda a esperança? E muito por culpa destes mesmos que, com séculos de barriga cheia e alta cultura, dos assentos de um luxuoso hotel, aplaudem com pretensionsa suprioridade civilizacional? O que aplaudimos afinal? Geldof? Quais os seus feitos efectivamente? Conseguiu ele mudar algo na história dos africanos, ou da fome e da miséria no mundo?….É pena que Geldof não tenha a hombridade de chamar criminosos aos que impunemente caminham pelas terras da liberdade, prosperidade e abundância, continuando a exprimir-se livremente sobre os destinos de muitos de nós”.

Um pensamento sobre “Bob Geldof representa a quem?

  1. Podem ler na Wikipédia que “Bob Geldof é um dos homens mais reconhecidos e admirados pelo mundo – e também um dos mais “mal educados”, não hesitando em dizer asneiras em público sempre que isso fosse necessário para mostrar o seu ponto de vista.” [http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Geldof]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s