História é Mestra da Vida

Ouvi e repeti quando aluno este ditado: “Historia, magistra vitae”, quer dizer “A história é mestra da Vida”. Quando eu me encontrava com o meu avô materno, Sebastião José António da Piedade Sousa, e tinha de lhe arrancar o cabelo branco–pois ele tinha muito cabelo preto ainda na sua idade avançada, ele me contava muitas estórias do passado, seu, de Goa e da família. Narrava ele que quando pequeno estudou no Seminário Patriarcal de Rachol, e só com dez anos, envergava a sotaina. Deixou cedo o Seminário. Também ouvi da tradição da minha família materna que um dos nossos antepassados, meu trisavô, Dr. Sebastião José Sousa, de Velção, em Salcete, ia almoçar com o Governador de Goa José Ferreira Pestana (1844-1851) aos sábados em Cortalim. Uma vez aconteceu ele não poder ir. Quando foi a Panjim ao Palácio do Governador, teve uma forte discussão com o Governador e puxou-lhe pelas barbas. Então o Governador o cognominou “Sebastião Forte” (donde passou a ser conhecido pelo povo por “Bostião Fott” em Konkani. É lembrado até hoje por essa alcunha de “Sebastião Forte”.

Cheguei a conhecer o Prof.Teotónio Rosário de Souza como meu colega no Seminário de Saligão, em Goa. Eu o cognominava “o noveleiro”, porque vinha sempre com novidades. Eu já previa que ele seria um dia historiador de renome. De facto, o acompanhei um pouco na sua vida. Ele convidou-me a desenvolver o meu talento de historiador e a aprender da sua experiência, escrevendo para Folhas de História. Só posso contribuir umas poucas migalhas da História. Mas aproveito esta oportunidade de refrescar os meus conhecimentos da língua e da cultura portuguesas.

Hoje estamos a presenciar um fenómeno curioso entre os historiadores e políticos da Índia. Procuram re-escrever a história, negando por exemplo o fenómeno ariano de imigração na Índia, e muitos outros factos históricos. Revisitar, rever, não deve ser manipular, torcer, tergiversar. Existe a escola de Hindutva, um movimento político, nacionalista e fundamentalista. Proclamam, alto e bom som, que devemos trabalhar por “uma nação, uma língua, uma religião, uma cultura”. Opõe-se à linha dos historiadores de cunho marxista com controle do Conselho da Investigação Histórica da Índia (Indian Council of Historical Research). Quem tiver interesse em acompanhar o conflito entre os grupos dominantes de historiagrafia nacional devem ler a obra de Arun Shourie, Eminent Historians: Their Technology, Their Line, Their Fraud, New Delhi, ASA, 1998, em que apresenta a corrupção e aproveitamento financeiro que os historiadores apoiados pelo governo do Partido do Congresso Nacional  e fundos públicos fizeram durantes anos seguidos. Mas Arun Shourie é partidário dos Hindutva e atingiu posições de poder e influência acrescida durante o regime político de BJP. Não sei se em Portugal também acontece o mesmo na aprovação e financiamento dos projectos de investigação sob a capa de bons critérios de avaliação e pretensa neutralidade, incluindo juris com composição internacional minados pelos bichinhos nacionais! Existe muita distorção da história na Índia, ignorando que a Índia é um mosaico de culturas, línguas, religiões. Eis a beleza e a força do nosso país: unidade na diversidade, harmonia no pluralismo. Temos de estar unidos. Pois a união faz força. Precisamos é de historiadores de calibre e com capacidade crítica.

Embora eu goste de história, não sou historiador profissional. Gostaria de publicar acerca da história local de algumas aldeias de Goa, para deixar um registo de factos interessantes que recordo e que podem servir para alguém que possa juntá-los no futuro. A História é a mestra da vida.

Dr.Ivo da C. e Sousa

Deixe uma Resposta

