Património subaquático

O nosso património subaquático é riquíssimo. A título de interesse dêem uma vista de olhos no site.

Para vossa consideração.

http://media1.mweb.co.za/mosa/cpns/view.asp?pg=about

2 pensamentos sobre “Património subaquático

  1. Heróis do Mar: Reminiscências Lusófonas
    Em aluno da escola primária estudei com orgulho os empreendimentos dos portugueses. Sendo de Goa, “província de Portugal”, devorei a geografia e a história de Portugal, que nos vinham revestidas em livros coloridos. Não me posso esquecer dos heróis do mar. Os Portugueses foram indiscutìvelmente pioneiros da navegação no Atlântico. Eles desenvolveram técnicas náuticas e descobriram os nossos subcontinents. O nosso Professor da História Universal nos dizia repetidamente: “Os Portugueses descobriram os caminhos para Índia. Nós existíamos lá”. Outros povos também contribuíram em áreas restritas do globo. A ligação ao mar da nação portuguesa lhe trouxe vantagens económicas, sociais e políticas. Estudámos a história de navegação à vela: os primórdios da navegação; navegação no Sueste Asiático e no Oeste do Pacífico; navegação no Índico e Mar Vermelho; navegação no Mediterrâneo e no Atlântico Norte; instrumentos de observação; o ensino dos pilotos, os roteiros e outras publicações náuticas; a cartografia náutica portuguesa.
    Entre os nomes que estudei não posso esquecer o de Gago Coutinho (cujo nome era Carlos Viegas Gago Coutinho). Nasceu em Lisboa em 1869 e faleceu lá em 1959. Foi um navegador, historiador, official da armada. Ao serviço da Marinha Portuguesa, percorreu os quatro cantos do mundo, atingindo o posto de almirante. Ao mesmo tempo, desenvolveu uma vasta obra de investigação científica, publicando uma significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, “O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama” e a sua Versão dos Lusíadas. Gago Coutinho fez a travessia da África. Associando-se a Sacadura Cabral realizou em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal e, em 1922, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, durante a qual se fez navegação aérea com grande rigor, utilizando o sextante de sua invenção. Nos últimos anos da sua vida Gago Coutinho dedicou-se ao estudo da história dos Descobrimentos e das navegações portuguesas, escrevendo vários trabalhos compilados na Náutica dos Descobrimentos. Como reconhecimento de toda a sua obra, Gago Coutinho foi nomeado director honorário da Academia Naval Portuguesa e, 1926, e distinguido como piloto aviador. Retirou-se da vida militar em 1939. Gostava de ler ainda recentemente sobre Os Descobrimentos Maritimos e Comemoraçoes Henriquinas.
    Vasco da Gama vive na história. Os missionários católicos vieram para Índia de naus.Foram realmente herois do mar com a Espada e a Cruz.
    Dr.Ivo da C. e Sousa

  2. O Hino “Heróis do Mar”
    Depois de ter escrito as minhas reminiscências sobre os Heróis do Mar, um dos meus amigos me pediu que lhe trouxesse à memória o Hino de Portugal, “Heróis do Mar”, que quando alunos da escola primária cantávamos a pulmões cheios. Não me lembrava de todas as palavras, mas com esforço procurei o hino. É realmente bela a poesia de Henrique Lopes Mendonça e a música de Alfredo Keil. Senti-me mais jovem ao procurar cantar o Hino de Portugal.
    “Heróis do mar, nobre povo,
    Nação valente, imortal,
    Levantai hoje de novo
    O esplendor de Portugal!
    Entre as brumas da memória,
    Ó Pátria, sente-se a voz
    Dos teus egrégios avós,
    Que há-de guiar-te à vitória!
    Às armas, às armas!
    Sobre a terra e sobre o mar,
    Às armas, às armas!
    Pela Pátria lutar
    Contra os canhões marchar, marchar!”
    Sim, Portugal tem de se rejuvenescer! Portugal precisa de melhores líderes! Não vejo sempre que tudo está a correr bem! É pena! Tenho a peito a situação de Portugal, porque temos algo de comum, embora agora não dependa dos líderes portugueses. Que a juventude prospere lá! Que a Igreja cresça e avance o Reino de Deus! Que Portugal marche para a paz e vitória!
    Dr.Ivo da C.e Sousa

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s