Um hindu avalia o cristianismo na Índia

A conferência episcopal da Índia (CBCI) reuniu-se numa sessão extraordinária em Janeiro de 1994 para marcar 50 anos da sua existência. Convidou também académicos leigos para se pronunciarem sobre a Igreja católica e as suas actividades, sucessos e insucessos. Na lista dos convidados especiais entrava Arun Shourie, escritor e jornalista hindu, bem como deputado na câmara alta do parlamento da nação. Falou sobre a percepção hindu da actividade missionária cristã na Índia em termos históricos e de actualidade. Desta sua exposição resultou uma publicação: Missionaries in India – Continuties, Changes, Dilemmas, New Delhi, HarperCollins Publishers, 1994, pp. 293.

Shourie utiliza profusamente o relatório publicado pelo governo do estado de Madhya Pradesh – Report of the Christian Missionary Activities Enquiry Committee , Madhya Pradesh , Govt . Printing Press , 1956, 2 vols ., que se serviu de base para legislar contra a entrada de missionários estrangeiros na Índia para actividades que resultem em conversões. Entre outras curiosidades apresentadas na sua exposição estuda o aproveitamento político dos regimes coloniais. Chama atenção às dificuldades na preparação dos Censos. Não sabiam definir em todos os casos quem era um Hindu na categoria da religião. O hinduísmo nunca se considerou uma religião. Considera-se como dharma , que tem uma conotação predominantemente vivencial , cultural e não-institucional . É por esta razão que os Hindus detestam a interferência ocidento-cultural dos missionários. Depois de passar em revista o que ele considera como abusos e práticas arrogantes dos missionários coloni alistas, Arun Shourie analisa as adaptações diplomáticas do discurso teológico da Igreja católica à situação pós-independência , passando de calúnia para empatia, e de único possuidor e transmissor da verdade para o ecumenismo . Aponta para os esforços no sentido de ver “prenúncios” do cristianismo na compaixão budista. Aponta para distinção que se faz e para as tensões dentro da Igreja entre teologia da missão e teologia da igreja local. Analisa os documentos do Vaticano II que introduz a linguagem de diálogo, mas sempre orientado para evangelização como conversão ao cristianismo! Shourie conclui que fazer de diálogo uma arma, já lhe retira a essência de ser um processo aberto em todos os sentidos, e sem um destino pré-ordenado. Também acha estranho ver nos documentos produzidos pela Igreja na India , citando decretos produzidos em Roma para justificar as suas decisões locais. Faz-lhe lembrar do velho CPI ( Comunist Party of India ), que precisava de legitimação de Moscovo para todas as suas declarações políticas! Torna-se assim difícil, diz Shourie , entender como é que se constrói uma igreja local com instruções emanadas do Vaticano. Faz referência ao descontentamento de alguns missionários com as actividades reformistas de algumas organizações hindus, tal como a Servants of India Society . Tal como fazia Gandhi, estes procuravam corrigir os abusos culturais contra os intocáveis da sociedade indiana. Os missionários sentiam que se lhes tirava o tapete, enquanto os reformistas hindus acusavam os missionários de utilizar ajuda humanitária como instrumento de conversões. Refere aos movimentos secessionistas nos estados do NE da Índia onde uma grande maioria dos Nagas, Bodos, e outros grupos tribais têm sido convertidos pelas igrejas protestantes, principalmente baptistas americanos. Pergunta se a cristianização não é possível sem respeito pela nacionalidade e cultura local.

Finalmente deixa uma pergunta que Gandhi fazia aos seus amigos missionários americanos e ingleses: Uma rosa precisa de pregar o seu aroma?  A vossa espiritualidade não é mais do que uma rosa?


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s