Música de Goa

Goa é o mais jovem estado da União Indiana, desde 1987. História marcada pela colonialidade com Portugal (1510 – 1961). Hoje espaço de identidades múltiplas em diferentes modos de relação com a Índia e com o Ocidente. A língua Concani, que sobreviveu ao colonialismo, é desde 1987 uma das 17 línguas oficiais da Índia. A música é uma das características mais marcantes dos Goeses, com repertório eclético que abriga: duas grandes tradições eruditas (ocidental e hindustânica), um conjunto diversificado de música ligeira, associado à tradição anglo-saxônica e à latino-americana (sobretudo música brasileira!), música portuguesa, em especial o fado, e um grupo de gêneros associado à dança cantados em Concani definido como música goesa.

Alguns desses gêneros: mandó (temáticas amorosas), dulpod (sobre o cotidiano de Goa) e o fell (gênero jocoso, quase teatralizado, que se distancia do registro erudito dos demais).

FONTE: Dicionário Temático da Lusofonia, Texto Editores, p. 756.

A administração do blogue aproveita a oportunidade para divulgar uma publicação que acaba de chegar às nossas mãos: Joyous Sounds: A tribute to our music and musicians from guitar guild Goa, ed. Vivek Menezes, s/d – s/l [2008]. A imagem que segue é da autoria de F.N. Souza, incluída no mesmo livro e fornecida por Vivek Menezes, um ávido coleccionador da arte.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s