As soluções do pensamento lateral

Um fazendeiro devia dinheiro a um banqueiro tradicional da aldeia. O velho credor tinha olhos postos na filha do devedor e estava disposto a perdoar-lhe a dívida caso a sua filha casasse com ele. O astuto credor inventou um estrategema apresentando a sua proposta como um negócio justo. Propos colocar duas pedrinhas numa bolsa, uma preta e outra branca. Se a menina retirasse a pedrinha preta deveria casar-se com ele. Se ela retirasse a pedrinha branca, não teria obrigação nenhuma.
O credor apanhou duas pedrinhas na rua e colocou-as na bolsa. A menina teve oportunidade de observar a cor das pedrinhas. Eram ambas pretas. Ele então pediu à menina para retirar uma pedrinha da bolsa. A menina sentiu-se apanhada numa situação impossível.
A menina mostrou-se hesitante e deixou cair ao chão uma pedrinha que retirou da bolsa. A pedrinha misturou-se entre outras pedrinhas no chão. “Peço imensas desculpas,” disse a menina. “Mas não deve ser problema sério. O senhor só precisa de ver a pedrinha que ficou na bolsa. Assim ficará a saber qual delas eu tinha tirado”. Se a pedrinha que ficara na bolsa era de cor preta, a outra devia ter sido branca segundo a proposta do velho credor. Mas ele não quis admitir a sua desonestidade, e a menina safou-se desta maneira de uma situação impossível.
Este conto permite-nos compreender a diferença entre o pensamento lateral e o pensamento lógico. A menina nunca seria capaz de escapar do beco sem saída se confiasse no pensamento lógico. As situações complexas têm solução, mas não através do pensamento lógico. É necessário libertar-se da lógica fechada de opções limitadas.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s