Inventário de língua portuguesa

 

FMonicahttp://ciberduvidas.sapo.pt/index.php

1. Uma crítica contundente: Maria Filomena Mónica comenta os Exames Nacionais-2008 em Portugal e conclui que são provas «cujo objectivo é escamotear o facto de estarmos a formar uma geração incapaz de pensar, de falar e de escrever».

2. Um apelo: a propósito da crescente anglofonia da música comercial portuguesa,  João Miguel Tavares diz que em Portugal não importa «mudar a forma como se escreve português — convinha é que ele continuasse a ser escrito».

3. Um anglicismo: a SIC usa, o Diário de Notícias não traduz, o Ciber reprova — trata-se do termo inglês chief executive officer, o mesmo que director-geral ou director executivo.

4. Um blogue: em Folhas de História, Teotónio R. de Souza, historiador e professor catedrático da Universidade Lusófona, procura promover de maneira especial a recuperação das lusofonias asiáticas.

5. Um livro: Edson de Athayde publicou recentemente O Endireita, o primeiro livro de ficção escrito em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa do mundo.

6. Um programa de rádio: no Língua de Todos, a emitir no sábado, dia 5 de Julho, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África, falar-se-á sobre a convivência entre o português e o crioulo em Cabo Verde.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s