Ensino Superior para maiores de 23 anos!

 

Após ter terminado o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), surgia a necessidade de novos desafios. O tempo urgia e era preciso determinar objectivos.

Com o fim anunciado dos exames Ad hoc e ao abrigo do processo de Bolonha, as Universidades deram início à selecção dos candidatos, com idade superior a vinte e três anos, empenhados em demonstrar as suas competências, adquiridas ao longo da vida e pré-dispostos a tentar obter uma licenciatura.

            Com empenho e determinação apresentei a minha candidatura na Universidade Lusófona, em Lisboa, Estabelecimento de Ensino eleito depois de uma ponderada decisão, ficando a aguardar a posterior selecção dos candidatos.

A selecção, criteriosa e fundamentada, fazia justeza aos conhecimentos dos concorrentes. Para o efeito, realizou-se a prova de avaliação de conhecimentos e competências, uma entrevista e a apreciação curricular dos candidatos.

            No início de Junho, efectuei o meu exame de acesso à Faculdade, tendo sido inserida num grupo de vários candidatos. Calmamente, redobrei a minha atenção na oratória do Professor que discursou durante algum tempo, abordando vários temas. O resultado pretendido era que os mesmos temas fossem descritos de forma sucinta, durante trinta minutos. Fez ainda parte da prova, uma dissertação sobre qualquer tema relacionado com o curso a que cada concorrente se candidatou.

            Cinco dias após a realização da prova de conhecimentos, fui contactada pelo referido Estabelecimento de Ensino, para efectuar a entrevista pessoal que fazia parte da selecção. Dado que escolhi frequentar o curso de História, na entrevista, fui questionada sobre temas relacionados com esta disciplina.

            Nesta fase, o meu curriculum já teria sido avaliado, pois na semana seguinte, de passagem pela Faculdade, constatei que a nota final permitia o meu ingresso, o que me deixou radiante, reforçando a ideia de que o nosso esforço é sempre recompensado.

            Dois anos passados, encontro-me a terminar o segundo ano do curso de História. Com esta feliz iniciativa procuro saber, comunicar e partilhar. Espero dar com alegria e receber com humildade. Aguardo com ansiedade para recolher os frutos amadurecidos.

 

A HORA DO SABER

 

 

Agarro-me à vida que foge deste espaço limitado!

O tempo já vem de longe, passou por mim sem parar…

Oculto, em farsas e intrigas, determinou, sem vacilar,

despediu-se com palavras amigas e seguiu, sempre apressado.

Diz o povo que tudo na vida tem um tempo;

A História exige rigor e não um tempo qualquer.

Aprender é crescer no tempo que a gente quiser,

a vida ensina-nos uma história em cada momento.

Rendo-me aos destinos de tempos incertos.

Estou crente que o meu querer terá tempo para crescer.

Não querendo perder-me na imensidão do saber,

Procuro um mundo de sentidos mais despertos.

 

 

Nazaré Cunha

(2008-07-12)

3 pensamentos sobre “Ensino Superior para maiores de 23 anos!

  1. Para Nazaré uma aluna especial um versinho queria fazer para lhe desejar toda a felicidade do mundo e que conclua o curso de História com o melhor desempenho.

  2. Nazaré,
    Cabe aos professores, para além da partilha dos saberes, serem uma espécie de “agulheiros” (termo que vai caindo em desuso, pelo desuso da função)…apontarem caminhos, ensinarem a juntar palavras e ideias, dar confiança, auto-estima, alguns sentidos para a vida.

    Mas cabe, sobretudo, acolher os alunos no cólo, fazer-lhes sentir que há (de novo) lugar no ninho de onde há muito voaram. E descobrir com eles, o enorme privilégio de termos em cada aluno, uma dessas crias, que apenas ajudamos a crescer e a ganhar asas, enquanto olham o horizonte a que já pertencem.

    Maria Adelina Amorim

  3. Aviso para os interessados em inscrever-se no curso de História na ULHT para o próximo ano lectivo: Podem fazer um pedido administrativo / especial (por já passarem os prazos de chamadas oficiais) para serem admitidos na categoria de maiores de 23 anos. Deverão fazer este pedido na secretaria escolar da Universidade Lusófona (Av. do Campo Grande, 376) até ao dia 12 deste mês de Setembro.

Deixe uma Resposta

