Anil Kakodkar e os assuntos nucleares da Índia

Anil Kakodkar é filho de pais goeses e figura entre os especialistas que aconselham o governo da Índia na sua política de energia nuclear

Em virtude do pacto nuclear, os Estados Unidos fornecerão à Índia tecnologia atómica, apesar de o país asiático não ter assinado o Tratado de Não-Proliferação. É uma concessão muito especial dos EUA e seus aliados, considerada a importância estratégica da Índia na região onde Afeganistão, Paquistão e a China deixam o ocidente preocupado. 

Em troca, a Índia se compromete a negociar acordos de salvaguarda de suas instalações com a AIEA. O acordo vai permitir a Índia manter algumas (pelo menos oito) das suas centrais nucleares estratégico-militares fora do acordo e inspecção da AIEA.

O governo da Índia arriscou o afastamento dos partidos da esquerda na coligação para avançar com o acordo que os EUA têm interesse em assinar antes da saída do Presidente Bush da Casa Branca. A Índia está em aperto energético tradicional devido ao seu intenso ritmo actual de desenvolvimento, cerca de 9,5% previsto para este ano. VAi precisar de explorar outras fontes de energia, incluindo mais energia nuclear, para manter o seu ritmo de crescimento económico.

Um pensamento sobre “Anil Kakodkar e os assuntos nucleares da Índia

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s