Sendo este um espaço virtual de comunicação e troca de ideias culturais, a partilha de vivências adquiridas ou a determinação de novos rumos profissionais pode ter aqui um lugar especial: qualquer momento é o ideal para concretizar e validar os nossos objectivos.
Neste contexto, há factos históricos que vale a pena recordar: alguns são valiosas relíquias guardadas na memória dos nossos antepassados, outros foram valorizados pela importância do nosso olhar, resultante de vivências reais ou manifestações contidas nas leituras que diariamente fazemos.
É com pequenas e grandes histórias que divulgamos o passado, construímos o presente e laçamos bases para o futuro, que outros farão prevalecer.
Uma história vulgar
Numa remota história de vida
deixei a minha memória esquecida.
Encontrei-a um dia, com satisfação
estendi-lhe a mão, dando-lhe guarida.
O tempo decorria: senti a alma renascer.
Perante a minha convicção avancei…
tinha tanto para dizer!
Abracei essa história linda: era um sonho
de criança ainda. Partilhei-a com a coragem
que tinha e, sem querer esquece-la, divulguei-a,
pois, essa história era a minha.
Porém, a História que mais nos enaltece é a História Global, que aprendemos ao longo de vários anos: real, única e construtiva (Processo de Bolonha).
Aos poucos, quase sem darmos por isso, tomamos conhecimento do passado longínquo, que todos iniciámos de igual modo. Movido pelas circunstâncias locais, o Homem foi-se transformando progressivamente, deixando em cada habitat as marcas da sua evolução. Cientistas e Historiadores enriquecem a nossa História com variadíssimos exemplos que claramente nos personificam e distinguem das demais espécies.
História: um lugar para todos
De uma atitude pertinente ou acção inteligente
nasce o valor quando nos decidimos impor.
Uma História vasta e rica constrói a memória que fica.
É a natureza que traz ao mundo a verdadeira semente!
Heróis somos todos numa luta permanente.
Nazaré Cunha
(2008-07-26)