O Estudo da História

Gostei muito dos escritos que ventilam o papel do estudo da História na nossa vida. São realmente ricos de profundas reflexões. Quereria destrinçar algumas ideias que me ocorreram ao ler o material.

O ser humano é histórico, vive no tempo e no espaço. Ele vive no presente. Mas o que ele é hoje, foi ontem e será amanhã está sujeito à evolução. O historiador de calibre deve ir às raízes e investigar os factores de mudança. Se para conhecer a fundo o presente, temos de indagar o passado, também o presente nos dá a conhecer o passado. As fases do tempo, o presente, o passado e o futuro, se estruturam em relações causais. Existe um laço ou élan vital entre os factos históricos. Verifica-se uma lógica entre os eventos. Eles são ordenados em conformidade com um padrão. A história deve ajudar-nos a compreender a realidade, indagando as suas causas.

A história dum país ou duma comunidade ou duma família é um álbum de fotografias dos seus membros, é memória colectiva dos seus heróis e das suas façanhas. Promove sentimentos de unidade e de solidariedade. Espelha e fortalece a identidade nacional. Depinge também a crueldade e a barbaridade humana, como a violência, o terrorismo, o comunalismo, a escravatura, a exploração colonial, a destruição da guerra. Contribui para destruir e arrancar o ódio e o mal, para construir e edificar a cidade de Amor.

A história, sendo como é uma descrição da sucessão dos factos sucedidos na sucessão dos tempos, descreve a evolução dos povos e das suas instituições, e nos mostra a articulação dos diferentes agentes, das institutições educativas e sociais, dos processos económicos e das estruturas políticas e religiosas. A história nos ensina os feitos, conflitos e erros da Humanidade. A história se repete, mas os erros devem ser evitados. Ela nos ensina e capacita a enfrentar os problemas e os dilemas que surgem na situação presente. Ela é mestra da Vida. A história nos treina a pesquisar, a avaliar, a pesar, a medir. Ela nos dá luz para compreendermos a realidade social e política que nos rodeia. Ela nos ajuda a compreender como povos diferentes se aglutinaram e formaram um só povo, uma só nação. Os meios de comunicação nos trazem muito perto, um do outro. A história nos informa, nos forma, nos inspira, nos entretém. Ela descreve os factos, como fruto da observação fina, numa leitura fácil e agradável. Ela nos pode ajudar a formar o nosso juizo, a sondar o seu alcance social. A leitura superficial da complexidade histórica nos pode confundir e amedrontar. Mas a leitura pode também ser agradável, encantando, deleitando e por vezes comovendo-nos até as lágrimas ao contemplar os gestos de heroísmo e epopeias fascinantes.

Dr.Ivo da Conceição e Sousa

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s