Feira das Religiões

Eu e um amigo fomos a uma feira,

uma feira universal das Religiões.

Havia aí feroz competição

E, não menos feroz a propaganda!

Lá, no stand dos Judeus, davam folhetos

que diziam: Javé é só Bondade!

O nosso povo judeu é o Escolhido

e nenhum outro povo é escolhido

como o Povo Judeu foi escolhido!

Na barraca do Islão, nós aprendemos

que Allah é Compaixão e só Maomé

é seu Profeta; a salvação

é de quem ouve este único Profeta!

Na secção dos Cristãos nós descobrimos

que Deus é Amor e não há salvação

fora da Igreja santa e verdadeira:

“seja um dos nossos, ou corre o risco

de ir parar no inferno, após a morte”.

Saindo, perguntei ao meu amigo:

“Que ideia você agora tem de Deus?”

E ele respondeu: ” É um Deus cruel,

cheio de preconceitos e fanatismo”.

Quando cheguei à casa eu disse a Deus:  Como consegue suportar estas coisas Senhor? Não acha que durante todos estes séculos os homens dão-lhe nomes falsos?

Deus respondeu: “Não fui eu que organizei a feira. Nem fui visitá-la!”

Fonte: Anthony de Mello, S.J., O canto do pássaro, S. Paulo, Edições Loyola, 1993, pp.162-163.

Deixe uma Resposta

