Kosovo = Ossétia do Sul + Abkházia

É a fórmula que a Rússia apresenta agora como fait accomplis e como resposta ao reconhecimento unilateral pelos europeus (Portugal tem sido cauteloso) e americanos das regiões dissidentes da antiga união soviética, nomeadamente em casos da Ucrânia e da Georgia. Mais recentemente o Ocidente fez o mesmo com a Sérbia, retirando-lhe o controle sobre Kosovo e reconhecendo unilateralmente a sua independência, apesar dos protestos da Rússia.   O Ocidente tinha consciência das implicações perigosas dos seus actos para o futuro de algumas populações dissidentes nos seus próprios países, e outras como os Curdos. Tentou  dissimular a sua dimplomacia como casos únicos! Vemos agora a evolução deste perigo na Georgia onde se cruzam os interesses estratégicos da Rússia e os interesses económicos da Europa. A Rússia não tinha o direito de responder às provocações hegemónicas da UE ? A UE e os EUA são os únicos intérpretes, competentes e legítimos, do Direito Internacional? Como se podia esperar, o presidente russo Medvedev declarou ontem que também considerava Ossétia do Sul e Abkhazia como casos únicos! Pretende-se assim de um lado e do outro salvaguardar o Direito Internacional através desta  invenção de “casos únicos”? E enquanto o Reino Unido já anunciou a retirada das suas tropas do Iraque, os EUA estão a preparar o caminho para se retirarem com uma data já prevista para 2011. Pode ser uma manobra diplomática na fase das eleições presidenciais, mas também a realidade da política internacional não vai permitir aos EUA e aos seus aliados europeus a dispersarem as suas forças. É bem possível que a Rússia esteja a gozar perante o imbróglio das forças da OTAN em Afeganistão que os russos foram forçados a abandonar pelos Talibãs apoiados por EUA.

Estamos perante um novo cenário histórico: O Ocidente habituado desde a queda da antiga União Soviética a proceder com alguma prepotência (autodesignando-se comunidade internacional) e sobranceria, vê-se agora em cheque-mate pela Federação Russa. É o medir de forças económicas e militares dos dois lados que vai decidir o desenrolar da política internacional nos próximos meses! É um confronto entre a doutrina Putin e a doutrina Bush! Infelizmente, ambas gozam de uma legitimidade duvidosa! Há muita mentira mediática que vamos continuar a presenciar. Os EUA querem convencer-nos que o escudo anti-míssil que querem instalar na Polónia e na República Checa são uma estratégia puramente defensiva contra aventuras nucleares do Irão e da Coreia do Norte! Explicava um analista militar na BBC há dias que as preocupações dos russos não são infundadas, e que não existe um projecto nuclear meramente defensivo, sem ser ao mesmo tempo ofensivo. Achava que a retórica americana (secundada pelos europeus) só podia enganar o público ignorante. Vladimir Putin chegou a dizer que o escudo americano poderia causar uma situação semelhante à Crise dos Mísseis de Cuba, que quase levou EUA e União Soviética à guerra em 1962.

O Primeiro Ministro Putin já veio a denunciar que o conflito foi deliberadamente provocado por alguém na administração do Presidente Bush para promover a campanha eleitoral dos republicanos com uma vitória fácil na Geórgia. Referiu à descoberta de um passaporte americano encontrado num posto ocupado pelos agentes georgianos em Ossétia do Sul e destruído pelas forças russas. Putin quer saber o que fazia um suspeito agente americano nessa zona do conflito! É conhecido que uma centena de agentes americanos treinavam os soldados gerogianos para as operações anti-guerrilha no Iraque. É bem possível que os independistas de Ossétia e de Abkházia teriam servido de excelente alvo para o treino, e os georgianos matavam assim dois coelhos de uma cajada!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s