11/9-EUA, Bolívia, Venezuela, Chile, Nicaragua, etc.

Os EUA têm conflitos com todo o mundo! E nunca vão deixar os vizinhos a viver a sua vida! Nunca souberam respeitar a soberania dos outros, excepto quando lhes apetece respeitar. Desde ontem Bolivia, Venezuela e Honduras decidiram expulsar ou não reconhecer os embaixadores dos EUA nos seus países. Acusam os EUA de fomentar ou apoiar dissidentes políticos. Este  ARTIGO de Monica Herz analisa a política de segurança dos EUA para a América Latina a partir do final da Guerra Fria. São consideradas as principais transformações deste aspecto da política externa norte americana para a região. A tendência à incorporação de novos temas à agenda de segurança, em particular a manutenção de regimes democrático, o narcotráfego e as migrações é investigada, assim como a presença militar norte americana na região. A relevância que a região andina adquire nos anos 90 e a disposição das três primeiras administrações do pós Guerra Fria de incentivar mecanismos multilaterais para a área da segurança também são avaliados.

O Presidente Medvedev disse hoje numa entrevista com um clube internacional de debate  que 8 de Agosto marcado pela agressão da Georgia na Ossétia do Sul é comparável a 9/11 para os EUA e pediu ao mundo (ocidental) para respeitar a segurança global e interesses estratégicos de outras nações (leia-se Rússia) , e não somente os próprios!

Um pensamento sobre “11/9-EUA, Bolívia, Venezuela, Chile, Nicaragua, etc.

  1. Recomenda-se a todos os interessados na política e relações internacionais entre EUA e América Latina a lerem o seguinte artigo:
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=280MON001
    O professor Keneth Maxwell que acompanhou de perto o 25 de Abril em Portugal e a política portuguesa desde Marquês de Pombal entrou recentemente em confrontação com o gigante da diplomacia americana, Henry Kissinger! Maxwell soube respeitar a profissão do Historiador e pagar o preço que isso sempre implica. K. Maxwell faz parte da Comissão Científica / Editorial Board da nossa Campus Social – Revista Lusófona de Ciências Sociais

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s