Chandrayaan-1: A 1ª missão lunar da Índia

A ISRO (Organização de Pesquisa Espacial Indiana, na sigla em inglês) iniciou nesta segunda-feira (20) a contagem regressiva para o lançamento de sua primeira missão não tripulada à lua, informou hoje uma fonte do projeto espacial.  

“A contagem regressiva do lançamento do Chandrayaan-1 começou às 5h22 (IST) e está progredindo sem problemas”, disse o vice-director do Centro Espacial de Satish Dhawan, M. E. S. Prasad, citado pela agência “PTI”.

O satélite, que pesa cerca de 525 quilos, será lançado a partir do centro espacial, que fica perto da cidade de Chennai no próximo dia 22. O lançamento está previsto para as 6h20 (IST) e será feito através de um veículo de lançamento de satélite polar.

Prasad disse que já finalizaram todos os preparativos, incluindo a revisão dos sistemas.

Programa espacial

O satélite Chandrayaan-1 tem vida útil de dois anos e orbitará a 100 quilômetros da lua, para elaborar mapas e gravar imagens da superfície lunar. A agência espacial indiana realizou vários lançamentos de satélites ultimamente, alguns de fabricação estrangeira.

Em setembro de 2007, a agência anunciou planos de construir uma “constelação” de sete satélites geoestacionários no valor de US$ 395 milhões até 2012. A organização também anunciou hoje seus objetivos de alcançar um volume de negócio de cerca de US$ 60 milhões através da fabricação de satélites.

Se tudo decorrer como previsto a 2ª missão pretende descer à Lua em 2011, e a 3ª será para colocar os indianos na Lua em 2020, como se pode visualizar no seguinte video.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s