Acordo ortográfico – O Brasil avança sem “tremar”!

O Brasil não vai esperar por Portugal ou qualquer outro parceiro da CPLP para pôr a funcionar o Acordo Ortográfico. Vai deixar de utilizar o seu favorito “trema” e mais umas 5% de alterações que o novo acordo lhes impõe. Se Portugal exige que deve haver um Vocabulário comum antes de se poder avançar, outros teriam que aguentar o tradicional ritmo lusófono de compasso indefinido.  E nos tempos da crise financeira a ameaçar, o ritmo poderá ser funerário! Não devemos esquecer que os dois maiores parceiros africanos, nomeadamente a Angola e o Moçambique não tem ratificado o último acordo, e no caso de Angola nem parece estar interessada nos ditâmes de Portugal e do Brasil, que considera ser “neo-colonialistas”. Quem define e como se define quais os vocábulos específicos usados em qualquer um dos países CPLP deve ou não entrar no Vocabulário comum?

Se Portugal se interessa na verdade em afirmar a posição “europeia” da língua portuguesa como uma língua de diálogo do mundo com a UE, seria preciso que haja  capacidade política e financeira no seio da UE para firmar esta posição e prerogativa do português de Portugal.

Mas vai ser a realidade e não os devaneios nacionalistas que acabará por vencer.  

O primeiro livro que respeita o novo acordo ortógrafico está disponível em linha aqui —-> . É O Endireita,  uma  colectânea de 14 contos do publicitário brasileiro radicado em Portugal Edson Athayde.

A Universidade Lusófona já fez o mesmo com o número mais recente da sua Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e anunciou a criação de um gabinete de assistência ortográfica para as Edições Universitárias Lusófonas a entrar em funcionamento a partir do início do novo ano de 2009.

Poderemos aguardar alguma surpresa quando se reunem os ministros da CPLP na Baía (Brasil) na próxima quarta feira? Ou ficará tudo na mesma, somente  com mais alguns discursos de bons propósitos redigidos sem aplicação das normas do novo acordo?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s