Apontamento luso-indiano nos Oscars

No filme sensação do momento, Slumdog Millionaire, que arrebatou oito estatuetas douradas da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, entre os quais o de Melhor Filme, o papel de Latika, a protagonista feminina, é desempenhado pela actriz e modelo indiana Freida Pinto.O seu apelido chamou-me, naturalmentem, a atenção, pelo que iniciei uma rápida busca na internet, cujos resultados me pareceram interessantes e merecedores de partilhar com os leitores e escritores deste blog.

Esta jovem de 24 anos, nascida em Mumbai, frequentou o St. Xavier’s College, da mesma cidade, pertencendo a uma comunidade cristã oriunda dos católicos de Mangalore, no estado de Karnataka ao sul de Goa.

Estes são descendentes de goeses que, nos dois séculos entre 1560 e 1760, migraram para este território do sudoeste indiano,  fugindo da inquisição em Goa e de conflitos armados, mantendo ainda hoje o Concanim. A sua diáspora estendeu-se a outras partes do território indiano, mas existem também comunidades nos estados árabes do Golfo Pérsico.

Existe uma outra actriz indiana, esta famosa em Bollywood, também natural de Mumbai, cuja família descende dos católicos de Mangalore, a jovem Genelia de Souza, de 21 anos.

Ouvi alguém dizer que a atribuição de um Oscar a Penélope Cruz, nascida em Alcobendas, Espanha, era o mais próximo que Portugal alguma vez tinha estado de ganhar um desses galardões. Permitam-me discordar… Como português, sinto-me mais próximo do filme Slumdog Millionaire, cuja protagonista pertence a uma família influenciada pela presença lusa no oriente, do que a qualquer espanhol )com todo o respeito pelos nuestros hermanos e sem qualquer anti-castelhanismo primário).

Pedia ao Professor Teotónio R. de Souza (esta segunda actriz de que falo terá alguma ligação à sua família?) e outros ilustres companheiros das Folhas de História, conhecedores das realidades indo-portuguesas, que corrigissem qualquer informação equivocada, aqui apresentada, ou que complementem com contributos que julguem importantes.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Freida_Pinto

http://en.wikipedia.org/wiki/Mangalorean_Catholics

http://en.wikipedia.org/wiki/Genelia_D%27Souza

Nuno Frazão  nfrazao@gmail.com

Um pensamento sobre “Apontamento luso-indiano nos Oscars

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s