«Memórias da Cidade: Campo Grande» – IX Oficina da História


Realizou-se ontem, dia 20 de Março de 2009, no auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona a IX Oficina da História, organizada pelo Curso da Licenciatura em História, com ajuda do Núcleo Lusófono da História.

ixoficina

A temática escolhida para reflexão e debate era “Memórias da Cidade: Campo Grande”, iniciando desta forma um projecto de investigação que irá ocupar os alunos e os docentes do Curso nos próximos tempos. Será um dos projectos da sua linha de investigação que se designa “História, Memória e Sociedade”, e se insere no Centro de Pesquisas e Estudos Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Está também integrada na mesma linha de investigação o Seminário de Introdução à Genealogia e à Heráldica, que teve a sua primeira sessão de 15 horas a partir de 10 de Janeiro deste ano, cobrindo cinco Sábados, sob a orientação do Prof. Dr. Benito Martinez. Participaram 15 alunos do 1º e 2º ciclos do Curso de História, e outros 15 vindos dos outros Cursos da Universidade e também 10 externos. Foi-lhes atribuído o certificado de participação e aproveitamento durante a IX Oficina da História.

Em conformidade com o espírito de Bolonha, o Curso de História na Universidade Lusófona, procura cumprir a sua missão, tal como frisaram o magnífico Reitor da Universidade, Prof. Doutor Mário C. Moutinho, e também o Director do Curso, Prof. Doutor Teotónio R. de Souza,  de formar o cidadão livre e democrático com direito à memória e aos valores que resistiram repressão e silenciamento. O curso de História tem conseguido manter-se vivo e sustentar esse espírito de resistência contra ventos e marés da economia do mercado no ensino superior. Uma grande parte deste sucesso resultou do esforço em se manter ligado à realidade vivida pela sociedade. O projecto anual da Oficina da História que acompanha o Curso da História desde o seu nascimento em 1999-2000 tem sido um instrumento para essa ligação, para juntar os docentes, os discentes e o público num exercício de ensino-aprendizagem.

  geo_ulht_31

  [Fotos:  Oseias Pereira & Paulo Medeiros]

 Prof. Doutor Mário C. Moutinho inaugurou a  IX Oficina da História salientando a importância da colaboração da Universidade com as instituições externas. O Curso de História na ULHT assinou há dois anos um protocolo de colaboração com a Associação dos Professores da História, e foi agora a vez de assinar um Acordo de Parceria com  GEO (Gabinete de Estudos Olisiponenses) representado pela Doutora Luísa Mellid Monteiro e  assistida pelo investigador da mesma instituição camarária, Doutor José Manuel Garcia. Este Acordo tem por objectivo prático o acompanhamento dos alunos do curso nos seus estágios e projectos de investigação, bem como assistência nos outros projectos do Centro das Pesquisas e Estudos Sociais da ULHT, cumprindo desta forma também os objectivos do GEO.

Prof. Doutor Teotónio R. de Souza, o director do Curso e coordenador da linha de investigação acima mencionada, salientou a importância da Memória e a sua paixão aglutinadora da sociedade em resistir os embates da história. Explicou a escolha óbvia de Campo Grande, a zona e a comunidade circundante da Universidade, para iniciar o projecto de “Memórias da Cidade”. Ficou assim claro o convite a alguns residentes e representantes institucionais para intervirem nesta Oficina com as suas memórias, conselhos e promessas de colaboração. A Oficina beneficiou das intervenções da Dra. Maria de Jesus Barroso, Doutora Ana Cristina Leite (Directora do Museu da Cidade e do Museu Bordalo Pinheiro), Dr. Valdemar Salgado (Presidente da Freguesia do Campo Grande) e Dr. António Menezes Rodrigues (representante do Presidente do Clube Sporting). Justificaram a sua ausência por razões operacionais o comandante dos Bombeiros e o subcomissário da PSP do Campo Grande.  

Foi uma satisfação aos dirigentes do Curso observar o empenho e a participação dos alunos do Curso organizados em Núcleo Lusófono da História, sob a orientação da Prof. Dra. Olga Iglésias. Maior satisfação trouxeram para a Oficina os alunos finalistas do curso com os seus testemunhos pessoais em que manifestaram a sua gratidão pelo acompanhamento eficaz e amigo que experimentaram da parte da direcção, docentes e colegas do curso.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s