Núcleo Lusófono da História

hist_valmor_13dec081 PValmor290609

 

Nasce com o Advento-Natal  e consolida-se pelo Ano Novo!


 

No passado sábado, dia 13 de Dezembro, depois da visita de estudo, partilhada pelas turmas do Curso de Serviço Social e do Curso de História, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, teve lugar no Palácio Valmor, o programado almoço de Convívio e de Natal das turmas do Curso de História, que contou com as simpáticas participações dos Professores Teotónio R. de Souza, Director do Departamento de História e Olga Iglésias que nos acompanhou e guiou, durante a manhã, pelo Palácio de Belém, Museu e Arquivo da Presidência da República, onde tivemos o privilégio de ser recebidos e nos ter proporcionado uma brilhante aula teórica o Director daquelas instituições, Professor Dr. Vítor Gomes.

Já no Palácio Valmor, edifício nobre das chamadas ‘avenidas novas’, em Lisboa – situado na esquina da Avenida da República com a Avenida Visconde de Valmor, construído com o traço requintado do Arquitecto Ventura Terra e mandado edificar pelo gosto e abundância de capital, do próprio Visconde de Valmor e, que curiosamente, recebeu já, após o desaparecimento do seu proprietário, o primeiro Prémio Valmor, em 1904, instituído por testamento do próprio e dotado de um importante legado que, ainda hoje, nos nossos dias, constitui o mais apreciado e cobiçado prémio de arquitectura, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa -, depois de um cocktail que serviu de convívio e tertúlia, teve lugar o anunciado Almoço de Natal, onde teve lugar a sempre aguardada ocasião para a troca de presentes alusivos à época (momento divertido e animado que contou com a colaboração dos alunos Filipa Carvalho e Carlos Fernando Tavares) e, onde o Professor Doutor Teotónio R. de Souza, pronunciou uma breve alocução de apoio e incentivo a todos os Alunos do Curso de História. Os alunos da Turma do 1º Ano do Curso de História, tiveram ainda ocasião de homenagear os dois Professores presentes, tendo a vice – delegada Elsa Alexandra Cunha, oferecido em nome de todos os Companheiros, duas peças únicas de artesanato português, com assinatura de autor. Por indicação do Director do Departamento, o aluno Vítor Escudero, usou da palavra para anunciar a criação do novel Núcleo Lusófono da História, de que foi distribuído um texto base, de trabalho, com o objectivo de recolher subsídios diversos que permitam massa crítica e enriquecimento dos Estatutos, agora divulgados.

Este NÚCLEO LUSÓFONO DA HISTÓRIA, tem por objectivo, aprofundar as directrizes emanadas pelo Projecto de Bolonha, aproximando a Universidade da Sociedade Civil; criando laços entre os Alunos e Ex – Alunos e a Universidade; promovendo a dignificação da carreira docente; estabelecendo protocolos e vínculos com as entidades empregadoras; recolhendo apoios e patrocínios; e, promovendo e dinamizando actividades que se insiram nas bases programáticas e pedagógicas do Curso de História da Universidade Lusófona.

Todos os presentes, mostraram vontade de aderir ao projecto e integrar o primeiro grupo de Membros Fundadores. Está já prevista para o mês de Fevereiro a primeira actividade do Núcleo com a entrega dos Diplomas e dos respectivos Pin’s ou Emblemas, cuja execução está já a ser ultimada. Em breve será, divulgado, por esta mesma via, o texto definitivo dos respectivos Estatutos para que todos os interessados possam aderir a mais esta “ferramenta de trabalho” para Todos os Docentes e Discentes do Curso de História.

Para a posteridade aqui fica, como memória e saudade desta magnífica jornada, onde imperou a Fraternidade e a Solidariedade Académicas, uma fotografia do grupo, nas escadarias da porta principal do Palácio Valmor.


 

Vítor ESCUDERO


Baixar aqui a Ficha de Adesão button_right